Oi pessoal, esse é o primeiro post do Blog e depois de ler as sugestões de assuntos que vocês deram pelo Instagram achei que um bom assunto para começar seria "como pintar o cabelo em casa". Em breve irei atendendo aos outros pedidos conforme vou publicando as postagens.
Para começar o nosso assunto vou dar uma sugestão bem importante, se você nunca pintou o cabelo com tinta fantasia (que são as coloridas) antes, é mais recomendado fazer a primeira vez em um salão de beleza de confiança, porque descolorir o cabelo em casa pode ser um problema e os riscos de acabar com ele são grandes. Fazer a descoloração do cabelo costuma danificar os fios e por isso ter o suporte que é fornecido por bons profissionais pode fazer toda diferença no resultado.
Preparação
Se você já pintou o cabelo mais vezes e já tem ele descolorido, ou se tem um tom claro de cabelo - quanto mais claro, mais próximo do tom da embalagem - o primeiro passo é escolher a marca e cor da tintura que vai usar (estamos organizando um catalogo de cores).
Tendo a tinta em mãos (é importante verificar antes de começar a pintar se a quantidade é suficiente para o comprimento do seu cabelo), você deve separar os outros materiais que serão necessários durante o processo, como um pincel de cerdas curtas que sejam mais ou menos flexíveis (para não machucar o couro cabeludo), luvas, presilhas de cabelo, toalha e roupas velhas (que possam manchar) e um pote plástico (para por a tinta).
Com tudo separado, o próximo passo, que é indispensável, é fazer um teste de sensibilidade. Para isso, passe um pouco da coloração no pulso e deixe de 20 a 25 minutos e depois lave a pele. Se no período de um dia a região que foi aplicado o produto não coçar nem ficar avermelhada, esse produto pode ser usado.
Aplicação
Para aplicar a tinta ao cabelo é preciso que ele esteja seco (evite passar condicionador quando for lavar no período de um dia antes de pintar), porém é facultativo o período de tempo sem lava-lo. Anteriormente muitos profissionais recomendavam passar um dia sem lavar o cabelo antes de aplicar a tinta, isso porque a oleosidade natural que é produzida ajuda a proteger o couro cabeludo da química, mas atualmente as colorações não são mais tão agressivas e possuem em sua composição substâncias para preservar o cabelo. Reparta seu cabelo em mechas e prenda-as com presilhas. Antes de começar a aplicar a tinta, passe uma pomada de silicone ou um creme de barbear na região da testa e da nuca, fazendo o contorno do cabelo, para não manchar a pele. Ao aplicar a tinta comece passando na nuca, da raiz as pontas e siga pelo resto do cabelo.
Não demore muito no processo de passar a tinta para não ter manchas. Fique com a tinta no cabelo pelo tempo indicado na embalagem, é importante ser bem cuidadoso com esses passos, lave o cabelo conforme a indicação do produto. Após lavar o cabelo é recomendado deixa-lo secar naturalmente, mas se você for usar secador, passe um protetor térmico antes. E está pronto, agora é só manter os cuidados necessários, separamos algumas dicas para tornar isso mais fácil.
Dicas
- Antes de colorir o cabelo, garanta que o mesmo esteja bem hidratado, além de a cor durar menos, um cabelo fraco pode aumentar o risco de quebra na fibra capilar.
- Evite lavar o cabelo todos os dias, a cada vez que você lavar vai sair um pouco da tinta.
- Evite a água do mar e de piscinas, pois elas ajudam a desbotar a cor.
- Use produtos feitos especialmente para cabelos pintados, os xampus comuns possuem algumas substâncias que fazem a cor desbotar mais rápido.
- Mantenha o cabelo hidratado e de tempos em tempos vá ao cabelereiro para fazer uma hidratação mais profunda.
Espero que tenham gostado. O Blog ainda precisa de muitos ajustes, mas eles serão feitos ao longo do ano, assim podemos ir publicando enquanto cuidamos dessa parte. Aceitamos e queremos sugestões, todas as ideias são bem vindas, afinal, o blog é para vocês. Se você gosta de cabelos coloridos nos acompanhe também pelo Instagram @cabelos_coloridos_ que tem muita inspiração por lá!
*Imagens disponíveis no Google.
Comentários
Postar um comentário